Ads 468x60px

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Usei e Aprovei - Domínio personalizado no Blogger

Os blogs são ferramentas marcadas pela facilidade de utilização, rapidez nas atualizações e geralmente com linguagem mais descontraída. De carona, as empresas de todos os setores imagináveis aproveitaram essas facilidades com o objetivo de estreitar o relacionamento com o cliente, criando para isso os blogs corporativos.
No meu caso, como representante autorizado da Frankia Virtual, utilizo o blog para facilitar a comunicação com possíveis interessados e para divulgar as diversas opções e ferramentas disponibilizadas pela empresa, como e-franchising. e-commerce, Inclusão Digital, buscador e comparador de preços, pagamento digital, compras coletivas e empreendedorismo motivacional.
Entre as diversas plataformas para criação de blogs, minhas preferidas são o Blogger, o WordPress e o Tumblr. No entanto utilizar estas plataformas gera domínios que geralmente causam uma má impressão inicial (por exemplo seublog.blogspot.com, seublog.wordpress.com ou ainda seu blog.tumblr.com).
Eliminar esta primeira 'má impressão' é mais simples e mais barato do que você possa imaginar.  Para exemplificar citarei minha própria experiência.
Primeiramente, fuja de qualquer possível opção de domínio gratuito. Não vale a pena! Existem opções pagas tão baratas que o custo sequer pesará no seu bolso. Então, mãos à obra! No caso do Blogger é muito simples:
- faça o login na sua conta do Blogger
- no painel que se abrir clique no item 'Configurações' do blog que deseja registrar o domínio
- clique na aba 'Publicação'
- em 'Configurações avançadas', clique em 'Precisa de um domínio? Compre um agora!'
- no campo que aparecer, digite o domínio que deseja para seu blog (o nome do seu blog) e clique no botão logo a frente para verificar a disponibilidade do domínio
- se estiver disponível, clique em 'Continuar o registro' (se não estiver disponível, você deverá escolher um outro nome para seu blog)
- na página que se abrir preencha os dados para finalizar a compra, por U$ 10,00 (isso mesmo, dez dólares!) anuais pelo eNom.
Pronto! Seu domínio está garantido e, em poucos dias você receberá a confirmação. Agora seu blog passa de seublog.blogspot.com para seublog.com e não há necessidade de pagar hospedagem, pois ela é do próprio Blogger. Ah, e não se preocupe, pois os domínios .blogspot.com agora serão automaticamente direcionados para .com. Sem contar que, após a confirmação, você pode configurar seus e-mails personalizados e muitas outras ferramentas.
Meu domínio passou de redefrankiavirtual.blogspot.com para redefrankiavirtual.com, enquanto meu site é redefrankiavirtual.com.br.

Ouvi algumas pessoas reclamando dessa opção do Blogger, mas eu utilizei e não me arrependo, por isso #UseiAprovei.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...