Ads 468x60px

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Já ouviu falar na 'Fraude 419'?

by chanpipat

Se a internet é sua principal ferramenta de trabalho, você precisa conhecer a 'Fraude 419'!

Até dois dias atrás eu também desconhecia a tal 'Fraude 419'. Foi quando recebi por meio de um  de meus anúncios pela rede um contato com o seguinte texto:


Hello
My name is Nelia, I saw your advert here at * and i was very interested to this,please get back to me ** so will can go more thanks,

Olá
Meu nome é Nelia, vi o seu anúncio aqui no * e eu estava muito interessado a isso, por favor voltar para mim ** assim que pode ir mais graças,

Como não há necessidade, substituí o local do anúncio pelo * e o endereço de e-mail por **.

Já é hábito meu, toda vez que recebo um contato que não seja do Brasil, vou pesquisar informações sobre o mesmo. Assim que comecei as pesquisas, logo de início encontrei o tal e-mail em diversas listas de scammers.
Os scammers, ao contrário dos spammers que lotam nossas caixas de entrada, são aqueles que tentam obter dados pessoais por meio de diversas formas. Também são conhecidos como Phishing Scam e utilizam, por exemplo, ataques ao servidor DNS e URLs falsas.
Provavelmente você já recebeu algo do tipo, como um aviso falso do banco informando a necessidade de recadastramento, um e-mail do funcionário de um banco que descobriu uma fortuna e quer compartilhar com você, coisas do gênero... E como sabemos, com a proximidade das festas de final de ano, essas ameaças aumentam.
Entre as práticas dos scammers está a tal 'Fraude 419' que, segundo a Wikipedia, foi
criada por estudantes universitários em meados de 1980, quando a economia petrolífera da Nigéria estava em crise, para manipular indivíduos interessados no petróleo nigeriano. Eram inicialmente distribuídos por cartas ou fax, mas com a popularização do e-mail, este passou a ser o meio utilizado. Na verdade, há registros de que a fraude já existia previamente, datando de antes de 1588, quando redigiam-se cartas supostamente provenientes de prisioneiros de castelos espanhóis, que prometiam compartilhar um tesouro com aquele que os enviasse dinheiro para subornar os guardas. Seu nome vem da seção 419 do código penal nigeriano, que tipifica atividades fraudulentas. O e-mail é proveniente de indivíduos que dizem ser do Banco Central da Nigéria ou do Governo deste mesmo país. Porém a fraude 419 não se resume a meramente um único e-mail. Muito além disso, é um verdadeiro jogo, no qual o risco e as regras dependem das capacidades de persuasão do atacante. Vale frisar que neste caso, “atacante” pode ser lido como uma verdadeira equipe de criminosos profissionais, que articula minuciosamente seus planos.
Resumindo, é mais uma estratégia para tentar obter dados sigilosos e o e-mail da mensagem que recebi figurava em todas as listas de scammers que encontrei.
Apesar de não divulgar o e-mail aqui, divulgo os endereços que tratam sobre o assunto e que trazem listas com endereços perigosos:

Por isso tudo, é bom estarmos sempre atentos, pois enquanto trabalhamos honestamente, existem milhares que procuram uma maneira mais fácil de 'se dar bem'.

No que diz respeito aos golpes virtuais, todo cuidado é pouco!

Como o foco da Frankia Virtual é a internet, oferecemos aos franqueados todas as ferramentas de segurança, bem como treinamento para prevenção desses ataques, permitindo que o uso da rede ocorra de forma mais tranquila.

Se você achou este artigo útil, compartilhe!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...