Ads 468x60px

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Usei e Aprovei - QR-Code para divulgar links

Certamente você já viu uma imagem como essa aí de cima em blogs, propaganda em jornal impresso ou revistas. São os QR-Code (Quick Response ou Resposta Rápida). Com a popularização dos smartphones e dos tablets esse código tem se mostrado uma poderosa ferramenta que facilita o acesso a determinados link a partir do seu aparelho móvel tornando, por exemplo, uma experiência com campanhas de marketing ainda mais agressivas.
O limite para o uso desses códigos é a sua própria imaginação que vai impor. Há empresas que anunciam promoções em jornais e revistas, com o código para atrair a atenção do leitor; pessoas imprimindo em camisetas, com links que divulgam blogs, sites, páginas no Facebook, ou mesmo mensagens ocultas e até números de telefones, certamente deixando curioso qualquer um que passe por perto e tenha um leitor Qr-Code no celular; blogs que permitem o acesso pelo celular, como esse aí de cima que leva para minha página do Facebook e o de baixo que leva para meu Twitter (se acessar, aproveite para curtir ou seguir). No meu caso, aproveitei para colocar um Qr-Code nos meus cartões de visita (só não pode ser muito pequeno), com um link para este blog. A reação das pessoas é imediata! Assim que pegam o cartão já querem saber o que é e como fazer para utilizar.
Criar o seu próprio código é mais fácil do que se possa imaginar, mesmo para quem não tem nenhum conhecimento. Existem várias opções para isso! A que eu usei fica neste link: qrcode.kaywa.com e você só precisa seguir os passos abaixo:
- Content Type: selecione a opção URL;
- Content: digite ou cole o link ao qual você deseja direcionar seu leitor;
- Size: escolha o tamanho (S - pequeno; M - médio; L - grande; XL - maior ainda)
- Clique em 'Generate!' e pronto! A imagem que apareceu do lado esquerdo já é o seu QR-Code.
- Clique com o botão direito em cima do QR-Code e salve onde quiser.
Você só precisa testar antes para conferir se o link está correto, caso contrário sua estratégia não trará os resultados esperados. É claro que para isso você precisará de um leitor instalado no seu celular. Tente um dos links abaixo. Você precisará conferir a compatibilidade com o seu aparelho, baixar para seu computador e enviar para o celular ou baixar diretamente para o seu celular e instalá-lo.
Não se esqueça! Se achou a postagem útil, baixe um leitor para seu celular e, pelas duas imagens desta postagem, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter. Se não quer acessar pelo celular, utilize os links das próprias imagens. E claro, não deixe de seguir o blog. Se você recebeu um cartão de visitas com o código, ele tem conteúdo especial para acessar.

Gostei da ideia de utilizar o QR-Code, por isso #UseiAprovei.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...