Ads 468x60px

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Samsung Galaxy Tab GT-P1010 como ferramenta de trabalho

 Na atividade que tenho desenvolvido nos últimos dois anos, como representante da Frankia Virtual, os dispositivos móveis são essenciais. Os notebooks e netbooks são ferramentas indispensáveis. Neste cenário, os tablets aparecem como solução ideal. É por isso que resolvi compartilhar minha opinião sobre meu peimeiro tablet, um Samsung Galaxy Tab GT-P1010. Como este é meu primeiro tablet, vocês verão que serão comuns expressões como "imaginei que fosse assim, mas...". O celular continua insubstituível, mas agora o tablet também me acompanhará para todos os lados.


Então vamos lá!!!

|||||||||| PONTOS POSITIVOS
 
·PREÇO:
O Galaxy Tab GT-P1010 foi um presente. Mesmo assim achei um tanto salgado o preço médio (à época) um tanto salgado: R$ 1.300,00. No entanto ele foi adquirido em promoção de uma famosa loja virtual por R$ 799,00. Confesso que inicialmente ainda não sabia se o custo-benefício era bom, mas agora que descobri todas as suas funcionalidades, acho que foi um preço razoável.

·TELA:
Quando pensava na tela de 7" achava muito pequeno e acreditava que se tivesse que desembolsar algo deveria ser pelo menos para uma tela de 10'. Hoje, passados 20 dias de uso, acho a tela o tamanho ideal, nem pequena, nem grande, podendo ser transportado facilmente, como se fosse um pequeno livro. Se você precisa de uma tela maior, pense na possibilidade de adquirir um netbook e não um tabet. Além disso, os 16 milhões de cores e a resolução de 1024x600 pixels possibilitam uma ótima experiência

·TECLADO:
Está aí algo que não pensei que fosse me adaptar, mas realmente o teclado virtual na tela de 7' é muito prático, permitindo uma fácil adaptação. São dois tipos de teclados, o QWERTY e o SWYPE. O primeiro, como o toque na tela do Galaxy é realmente muito bom, não há problema algum. Tanto na horizontal quanto na vertical, o teclado não deixa a desejar. Este post mesmo foi totalmente feito por ele, na posição horizontal, utilizando os dois polegares. Com o temp isso se torna tão rápido quanto nos teclados convencionais. Muitas vezes também deixo o tablet sobre a mesa e digito da maneira tradicional, usando todos (ou quase) os dedos. O único inconveniente são os acentos, pois deve-se deixar o dedos por um tempo maior na 'tecla' até que apareçam as opções, mas isso é uma questão de adaptação. Encontrei também uma pasta para o tablet que já vem com um pequeno teclado físico, mas achei muito feia. Já a segunda opção, o SWYPE, é próprio para o sistema Android, ao invés de 'teclar', o dedo deve ser arrastado pelas 'teclas', formando as palavras. Achei interessante, mas fiquei mesmo com o bom e velho QWERTY.

·CONECTIVIDADE:
Ótimas conexões wi-fi e bluetooth.

·CÂMERA:
São duas, uma principal com 3.0 MegaPixel com LED Flash e uma secundária, para autorretrato, com 1.3 MegaPixel. A câmera de 3.0 tem excelente qualidade em ambientes com bastante luz.

·CARTÃO DE MEMÓRIA:
Expansível até 32GB.

·APLICATIVOS:
Uma gama muito ampla no Android Market. Muitos aplicativos gratuitos e outros pagos (mesmo assim com preços muito acessíveis).
Encontrei tudo que precisava para trabalhar longe dos meus PCs: visualização e edição de arquivos do Office; e-mails, tanto das contas gratuitas quanto os corporativos.
Além disso são milhares de opções para transformar a pequena ferramenta em uma central de entretenimento, com games, diersões e ferramentas que nem imaginava, como bússola, lanterna, trena, e mais uma infinidade.


·GPS:
Muito preciso. A experiência de utilizar o Street View no modo bússola é algo totalmente incrível.

|||||||||| PONTOSNEGATIVOS
 
·TELA:
Utilizar em locais muito claros é um tanto frustrante, pois a tela reflete muito. Isso pode ser parcialmente contornado deixando no brilho máximo.

·CONECTIVIDADE:
Senti falta do 3G.

·CÂMERA:
Esta é a minha grande reclamação. Ao utilizar o Skype que já vem instalado de fábrica, a câmera, além de não funcionar, passa a dar uma mensagem de erro, sendo necessário reiniciar o dispositivo. Ao entrar em contato com a Samsung, fui simplesmente informado de que não há suporte a aplicativos de terceiros. Ou seja, as vídeo chamadas alardeadas no site oficial da Samsung não passam de fachada. Quando não funciona... azar. Fui aconselhado a levar meu dispositivo novinho à Assistência Técnica... é pra acabar! Desisti disso, tentei resolver por conta própria, desistalando e reinstalando o Skype, mas sem resultado. Tive então a ideia de entrar em contato com o suporte Skype que, ao contrário da Samsung, é muito eficiente, das pouquíssimas vezes que precisei do suporte (pois tenho três assinaturas para ligações para fixo e celular), fui prontamente atendido e desta vez não foi diferente, a resposta vei no mesmo dia. Só não tive tempo ainda de realizar os procedimentos que me indicaram, quando fizer isso, prometo que adiciono a este post.
Outro ponto negativo neste item são as fotos em ambiente com pouca luz. Mesmo com o flash, a qualidade não fica muito boa e quando a utilização fica no modo automático, o resultado são fotos tremidas.

·CARTÃO DE MEMÓRIA:
Apanhei bastante para gravar/acessar o cartão de memória. Tudo era gravado automaticamente no próprio dispositivo. Precisei recorrer ao Android Market para encontrar um gerenciador de arquivos eficiente.

·GPS:
Não consegui utilizá-lo adequadamente nenhuma vez. Enquanto estou parado no ponto escolhido como 'meu local' tudo bem. Fora de um pequeno perímetro além desse ponto, apesar de indicar o caminho a ser seguido, fica uma janela sobreposta indicando que o GPS está recalculando a rota. ????


|||||||||| CONCLUSÃO

Pesando os prós e os contras a experiência com o Samsung Galaxy Tab é muito satisfatória. É claro que não substitui o computador, o notebook ou o netbook, mas nas emergências ele cumpre com sua função. Tive um problema com meu notebook quando fui participar da Amazon Franchising 2011, e acabei levando somente o tablet. Nos primeiros dias, como ainda era inexperiente com o dispositivo, apanhei bastante, mas com dois dias de utilização intensa, a experiência foi se tornando satisfatória, inclusive na tarefa de enviar diversos e-mails. Por tudo isso, certamente recomendo a aquisição do Samsung Galaxy Tab GT-P1010. Só não tente utilizar as vídeo chamadas!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...